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A culpa é do marketing! “Ninguém tem paciência comigo”

30/03/2021

Inúmeras são as histórias e casos que vejo de empreendedores que investiram no seu marketing, não obtiveram resultados e, sempre que perguntados, dizem a mesma coisa, Já gastei muito dinheiro com isso e não virou nada!”

Mas seria culpa do marketing mesmo? Em específico, do marketing digital?

Eu já ouvi de várias empresas que o marketing digital não funciona para ela, que já contratou agências e mais agência e só gastou. Mas ao perguntar como o serviço foi solicitado, qual era o objetivo, o que e porque exatamente ele contratou a agência de marketing digital, a resposta normalmente, vem muito vaga.

“Fiz uns anúncios ai!” “Fiz publicações nas reses sociais” “Enviei mensagens SMS para os meus clientes”

Acontece, e isso eu vejo na maioria dos casos, que o próprio empreendedor não sabe o que pedir. Por exemplo, se ele quer mais vendas, porque ele paga uma agência para fazer postagens todos os dias em suas redes sociais?

É claro que ajuda, mas não são as postagens que vão trazer mais vendas, na maioria dos casos, elas vão somente movimentar o perfil e trazer curtidas de quem já acompanha a marca.

Outros, querem vendas e realizam somente anúncios, pedindo para a agência impulsionar os seus posts, sendo esses, um panfleto digital, ou seja, só divulga o produto ou serviço, com o preço estampado na publicação e fica esperando alguém com um bom coração entrar em contato para comprar. O famoso MARKETING DE ESPERANÇA!

É importante saber que o marketing é somente uma parte, importante, mas somente uma parte de um todo de um negócio. Ele não é e nunca será o milagre do negócio, mas sem ele, o negócio não sobrevive.

Ou seja, para que o seu negócio de certo, é preciso muito mais que anúncios e publicações.

Vamos visualizar o sistema de um negócio fictício, uma loja de roupas em um shopping por exemplo. Ela tem vários setores, mesmo que sejam 2 ou 3 pessoas somente trabalhando na loja, os setores existem, como estoque, vendas, gerencia, administrativo, financeiro e comercial. Sendo assim, para o marketing funcionar, ele depende de todos os setores atuando junto com ele.

Vou te dar outro exemplo, imagine que você realizou uma campanha de anúncios, nessa campanha, uma oferta irrecusável, os pedidos não param de chegar e aí você percebe que a campanha deu muito certo, mas você não tem peças suficientes em estoque para entregar, os vendedores estão estressados e o atendimento vai de mal a pior devido à loucura da promoção.

Muitas vezes ainda acontece de não ter vendedores suficientes para atender toda a demanda, sendo assim, perde-se vendas! Outro problema comum é quando a margem de lucro do produto é muito baixa e as vendas, por maiores que sejam, não cobrem o investimento e aí cai no colo do financeiro que não soube planejar e por aí vai.

Percebe como é um todo e não somente o marketing?

Agora vamos falar de um anúncio que não deu certo. Quando você vai dar uma olhada, percebe que o criativo (a arte) do post é amadora, a promoção não existe de verdade e o preço, estampado na publicação não é nem um pouco atrativo. O empreendedor investe em anúncios e esses não convertem.

O pedido dele para agência foi “Faz o anúncio dessa publicação!”, a agência faz, mesmo sabendo que não vai dar em nada, afinal, quem manda é o cliente, aliás, muitas tentam alertar, mas o cliente diz que vai assim mesmo. Sendo assim, a agência faz.

Pronto, a confusão está arrumada! Cliente não vende obviamente, culpa a agência e a agência por sua vez, perde o cliente. Já perdi as contas de quantas pessoa dizem que já gastou muito com a agência X e Y e nada, que se arrepende muito e não indicaria os serviços dessa agência.

Isso acontece porque, para nós seres humanos, racionalizamos a culpa, e se a culpa recaí sobre nós, tendemos a nos posicionar de forma defensiva e reativa, atacando e culpabilizando quem está ou poderia estar nos atacando, ou que imaginamos que vai nos atacar. Mas esse é um assunto que deixo mais para os conteúdos de mapeamento de público alvo e entendendo a mente do consumidor.

O importante no momento é que você saiba que para o marketing, digital ou não, da sua empresa dar certo, ele depende de N fatores a serem observados antes de lançar uma campanha. Essa história de “Impulsiona aí pra mim” não funciona na maioria dos casos.

O que faz um negócio ter sucesso é a gestão, com os setores atuando e trabalhando em congruência, em harmonia para que todo o processo de vendas seja respeitado.

O que você deve fazer para que o seu marketing seja de resultados?

  1. Crie um planejamento incluindo todos os setores do seu negócio. (se planejar e colocar em sintonia as ações do marketing e do comercial já ajuda bastante)
  2. Trabalhe bem a oferta! Deixe-a irresistível!
  3. Divulgue e trabahe em cima do valor e não somente preço.
  4. Pense estratégicamente.
  5. Peça um levantamento para agência para alcançar o seu objetivo. (Diga para a agência; “Eu quero vender com essa postagem. O que me sugere?” ao invés de “Crie uma arte e faça anúncios”)
  6. Tenha e de um tempo do seu dia a dia para pensar e elaborar a sua estratégia de marketing.
  7. Não caia na besteira que fazer só porque o seu concorrente ou um amigo fez e deu certo para ele. O seu negócio é muito diferente do negócio dele.
  8. Entenda que o marketing entra dentro do processo para ampliar seus ganhos caso, venha a ter, não como o responsável principal pelos resultados.
  9.  Investir em marketing, principalmente digital, é um risco. Como bom empreendedor, você saber que sempre corre risco, a grande questão é correr riscos calculados.
  10. Não deixe o seu marketing totalmente na mão de terceiros. Sempre realize um planejamento em conunto com o responsável, integre outros setores e determine metas e objetivos.

Cleber Pelarin – S&S Agência Ágil de Marketing Digital

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Postado por cleberpsilva78hotmail-com


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