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As redes sociais e as empresas

27/10/2020

A crescente demanda pelos consumidores que buscam produtos ou serviços nas redes sociais, tem mudado bastante o comportamento também do empreendedor. Não é de hoje que, trabalhar a imagem da empresa é fundamental para o negócio, isso é um fato. Nas redes sociais também não é diferente!

As plataformas responsáveis por cada rede social têm, cada vez mais, buscado aprimorar suas redes sociais para que empresas tenham perfis comerciais e ferramentas exclusivas para empresas, como o instagram e o facebook por exemplo.

Isso mostra a importância de estar bem posicionado em suas redes sociais, assim garantindo os resultados positivos de seu negócio cada vez mais. Não adianta mais se iludir, empresa que está fora das redes sociais, esta praticamente fora do mercado. Agora, é preciso atentar e olhar com maior cuidado qual seria o seu objetivo dentro dessas redes sociais.

Existem empresas que utilizam para encurtar e melhorar a comunicação com seus possíveis clientes, outras, geram conteúdo para atrair clientes e, já outras, dependem totalmente da rede social para realizar suas vendas e fechar seus negócios. O importante é definir o seu objetivo antes de ir se jogando e se aventurando nas redes sociais.

Inúmeros clientes que me procuram chegam com o mesmo cenário, criaram muito conteúdo e não viram resultados. Simplesmente porque criaram esses conteúdos sem a estratégia correta para a rede social que ele utiliza. Não adianta somente oferecer conteúdo atrás de conteúdo, se você não tem uma forma da capturar contatos dos possíveis interessados, se relacionar e assim, após ganhar a confiança desse lead, realizar a oferta, e claro, fechar negócio.

Um dos grandes problemas que vejo apresentado hoje no mercado, é a falsa promessa de que, criar conteúdo, o máximo que puder, postar e receber curtidas em suas redes sociais, é o que fará ter sucesso. Alguns fatores podem na verdade, prejudicar o seu negócio. Sabe como?

Imagine que você tem um negócio no segmento alimentício, você faz e entrega bolos por exemplo. Você então começa a postar conteúdos e mais conteúdos, as curtidas começam a aparecer e você acreditando que está arrasando, mas, ao olhar para o seu caixa, ele ainda está vazio. Um pedido o outro, e por esses pedidos, você acha que está no caminho certo, afinal, mesmo sendo pouco, está vendendo.

Como estão acontecendo algumas vendas, você continua insistindo em criar mais conteúdo, e então, horas do seu dia vão para criar esses conteúdos, entregues gratuitamente e a troco de algumas vendas. Um belo dia, as curtidas caem, pois está oferecendo mais do mesmo em suas redes sociais. Você começa a ver que nem os pedidos esporádicos estão vindo mais. O desânimo toma conta e quando percebe, tem que fechar o seu negócio.

É mais comum do que pensa acontecer isso, e acontece porque, normalmente, o empreendedor não da muita importância para as suas redes sociais. Postar conteúdo, faz muito sentido, o que não faz sentido é postar conteúdo sem estratégias, sem planejamento, sem foco.

Quando vê, você já está postando vídeos de seu cachorro, “como ele é bonitinho”, “bom dia a todos, semana abençoada”, “olha o que recebi” e sério, nada contra. Mas aí você está em outro objetivo, mais pra blogueiro ou youtuber e não para empreendedor. Isso acontece porque o seu fluxo de conteúdo é grande, e você tem medo de perder seguidores por não postar, sendo assim, “tem que arrumar um jeito de postar algo hoje!”

Se isso está acontecendo com você, fique tranquilo, agora você já sabe e vai parar de fazer isso nas redes sociais, correto? Para te ajudar um pouco mais, vou te dar algumas dicas e claro, alguns puxões de orelha. Mas olha, tudo para o seu bem ok!?

Pense o seguinte, curtida não da dinheiro, afinal, 80% desses seguidores são somente isso, seguidores, nunca vão passar disso. Os outros 20%, que são quem realmente importam para você e seu negócio, ficam sem receber a devida atenção. O que você deve fazer? Criar uma forma de capturar o contato desses 20% de seguidores da sua rede social e leva-los para uma outra fase, a de relacionamento.

A partir do momento que você consegue saber quem, dentro desse universo de seguidores das suas redes sociais, está interessado realmente em receber seus conteúdos, você consegue criar conteúdo relevantes e que vão oferecer algo de valor antes de realizar a oferta.
Então lembre-se;

• Foto com cachorro é bonito, mas não vende. (a não ser que seja uma empresa no ramo PET)
• Foto de comida é legal, mas não vende. (a não ser que seja da sua empresa de comida)
• Dar bom dia pra todo mundo, não vende, só agrada. (Não que você não deva dar bom dia, mas que não seja somente isso)
• Mostrar recebíveis é coisa de blogueiro e youtuber, se esta indo nesse caminho é melhor rever seus objetivos.

Em resumo, como disse no início, é tudo uma questão de objetivos para sua rede social. E ai? Qual é o seu objetivo? Vender, receber produtos de graça, receber coraçõezinhos ou, trabalhar de forma correta nas redes sociais e criar uma base sólida de prospecção, relacionamento e oferta com pessoas realmente interessadas em seu produto ou serviço?

Espero ter ajudado e nos vemos no próximo artigo.

Att.
Cleber Pelarin – S&S Agência Ágil de marketing digital

Postado por cleberpsilva78hotmail-com


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