22/03/2020
Realmente se adaptar a novas realidades não é fácil para negócios que já criaram seus processos e a forma como atuam no mercado. Porém, algumas ferramentas online, muitas gratuitas, podem te ajudar nesse momento em que estamos vivenciando uma mudança de comportamento de mercado e de comportamento consumidor, mesmo ela sendo forçada.
A economia mundial já está sofrendo os efeitos e grandes empresas estão realizando o seu planejamento para o pós-coronavírus. Você já deve saber que existem formas de continuar os seus trabalhos a distância. A questão é estar aberto ao novo e se preparar para o depois. Ou seja, o futuro!
Mesmo as empresas que demandam mão de obra operacional, que tenham linhas de produções que dependem, em sua maioria, do trabalho do ser humano, podem, nesse momento, criar ações para estar preparada para um mercado que estará se recuperando ainda ao final dessa pandemia.
Você pode por exemplo, investir o seu trabalho e de seus colaboradores no atendimento ao cliente, aproximando e estreitando o relacionamento da sua empresa com os seus clientes. Um simples canal criado, exclusivamente para o atendimento sem custos, durante esse período, já transforma a forma como o seu cliente vê sua empresa.
Esse canal de comunicação pode servir tanto para tranquiliza-los, como também para realizar vendas. Sim, realizar vendas. É questão de pensar estrategicamente… Imagine o seguinte; o seu cliente esta desesperado porque esta com estoque do seu produto que não vai sair nos próximos dias e/ou até mesmo meses.
Ele entra em contato ou você mesmo entra em contato para tranquiliza-lo sobre os prazos de vencimentos, dizendo que você vai estender por mais 10 dias o prazo após o término da quarentena.
No mínimo ele vai pensar; “Que legal da parte da empresa, nem precisei ligar pra ela nem nada.” Ao mesmo tempo que você da essa notícia, você pode introduzir um roteiro a sua abordagem como;
“Olha, eu sei também que ao final dessa quarentena, você vai escoar o mais rápido possível o nosso produto. Como teremos problemas com a demanda, que será maior nesse período, devido a essa mesma questão do coronavírus, estamos realizando os pedidos do mês que vem e já agendando a entrega. Assim, você não sofrerá com a demora na chegada do nosso produto até você…”
Você percebe a diferença na abordagem? Como isso faz toda a diferença? Você pode e deve colocar seus colaboradores para realizar esse atendimento todo personalizado. O seu cliente ficará satisfeito e ciente de que você não quer tirar proveito dessa situação, esta apenas deixando bom para ambos os lados.
“Ok Cleber, mas que tipos de canais eu posso utilizar para fazer isso? Vou ter que investir em planos de telefonia para meus colaboradores? Sem condições de investir nesse momento!”
É exatamente por isso que resolvi escrever esse artigo, para te mostrar as infinitas possibilidades. Com zero investimento, esse tipo de ação pode ser realizada. O próprio whatsapp tem a função de chamada por vídeo, pode enviar áudios e textos. Dessa mesma forma, pode ser enviado o link de pagamento para o seu cliente por exemplo ou para gerar um boleto.
O facebook é outra ferramenta gratuita que pode ser utilizada dessa forma. Agora, para manter a comunicação com seus colaboradores, existem outras formas também gratuitas.
Para realizar reuniões online por vídeos, não precisa investir nada! Existem sites próprios para isso, onde você se reúne a distância com toda a sua equipe. Um desses é o gobrunch.com. Nele você pode realizar reuniões gratuitamente com até 72 pessoas simultaneamente.
Outra ferramenta que você pode utilizar para compartilhar documentos, fotos, relatórios, entre outros, é o google drive. Você pode subir os arquivos e criar um link de compartilhamento, enviando esse link especificamente para quem desejar.
Ainda no google drive, você pode criar pastas para cada setor da sua empresa e fornecer o acesso aos responsáveis por cada uma delas. Com isso, os seus colaboradores terão acesso para visualizar, baixar ou editar, vai depender do que você decidir que ele pode fazer com cada documento enviado.
Para monitorar as tarefas da sua equipe de colaboradores, você pode utilizar alguns aplicativos, dentre eles o Trello por exemplo. Nele você pode criar as tarefas a serem executadas, com prazos de entrega e ir monitorando a distância o andamento de cada projeto e se sua equipe está dentro dos prazos estabelecidos e alinhada aos objetivos do projeto. Lembrando que o Trello pode ser organizado do seu desktop e por aplicativo, o ideal é trabalhar com os dois integrados.
Agora, se quiser criar uma linha de atendimento exclusiva para seus clientes durante esse período, você pode ter um a baixo custo. Sim, você terá que investir, mas é um valor irrisório perto do prejuízo de perder um cliente por falta de atendimento.
Nesse serviço, você cria um 0800 e a tecnologia utilizada é a VOIP, sendo assim, quando o seu cliente ligar, a chamada será redirecionada para o seu celular e até mesmo para celulares da sua equipe de colaboradores. Existem diversas empresas nesse setor, uma dela é a Prestus secretárias compartilhadas.
Como pode ver, existem diversas opções para se adaptar a realidade atual e não deixar seus clientes a ver navios, muito menos sua empresa, durante o período de quarentena e ainda, resguardar toda a sua equipe de trabalho e claro, você!
O pós coronavirus vai acontecer, e vai permanecer em pé, quem se preparou e se adaptou a novas formas de fazer, criar e gerir negócios. Talvez nessa crise do coronavirus, você até perceba que atuar de forma online em alguns setores da sua empresa, diminui os custos, agiliza o trabalho e garante melhores resultados. É hora de abrir a mente empreendedora e fazer acontecer.
Cleber Pelarin – S&S Agência
Postado por cleberpsilva78hotmail-com
S&S Lançamentos Consultoria em Marketing Digital
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